19/09/2011 - ZONA AZUL- Multas começam a ser aplicadas nesta segunda-feira

A Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), esclarece que a partir desta segunda-feira, dia 19, começam a serem aplicadas as multas por falta de talão da Zona Azul e outras irregularidades pertinentes a estacionamento de veículos na área central de santa Bárbara d’ Oeste.

Sobre a fiscalização e regulamentação da Zona Azul, o secretário responsável pela pasta, Eliel Miranda, a Guarda Civil Municipal ainda não estava multando as irregularidades neste período de adaptação, que começou dia 1º.

“A fiscalização é feita em caráter educativo, priorizando a orientação da população. As autuações feitas atualmente na área central devem-se a outras infrações, como o uso de celular, estacionamento irregular em faixas amarelas, em locais com placas de proibido estacionar e faixas de pedestres”, enfatiza. Ele ressaltou que a Zona Azul já existia com todas as imposições, objetivos e regulamentações. “A única diferença é a proposta tecnológica que a empresa trouxe. A rotatividade do estacionamento já era exigida. A fiscalização era, em um primeiro momento, feita pela Guarda Mirim, posteriormente a Guarda Municipal fazia a fiscalização com autuações, quando necessário”, disse.

A diferença é que agora é a empresa Criar, e não a Guarda Mirim, quem administra o sistema e faz a primeira fase de fiscalização. Outra novidade é a disciplina da carga e descarga na área central, que não está proibida, apenas teve o seu horário regulamentado.

O documento estabelece restrições sobre o estacionamento de veículos para carga e descarga dentro da área de operação do sistema de estacionamento rotativo. A carga e descarga só pode ocorrer de segunda à sexta-feira, entre 6 e 9 horas e das 18 às 22 horas. Nos sábados a regra segue entre 6 e 9 horas e das 13 às 18 horas.



Fonte: Jornal De Bairro em Bairro