24/10/2011 - Zona Azul Barbarenses aderem ao sistema eletrônico

O barbarense está se adaptando bem ao novo sistema de Zona Azul implantado no município. 83% dos usuários já fazem uso do método eletrônico. Essa é a avaliação feita pelo diretor do Grupo Criar, Sérgio Soares. O método mais utilizado é o ticket eletrônico individual vendido pelos monitores espalhados pela área de estacionamento rotativo, seguido pelo método tradicional (cartão raspadinha) e método de cartão de recarga.

"Ficamos surpresos com a facilidade com a qual todos os procedimentos tecnológicos foram assimilados pela população barbarense. De fato, iniciamos a operação do Sistema de Estacionamento Rotativo - Zona Azul - com cerca de 75% das vendas em raspadinhas e atualmente passando para cerca de 17%, ou seja, 83% eletrônico. Foi uma grande reviravolta que tem nos deixados satisfeitos, pois um dos nossos objetivos é trazer tecnologia e facilidade para a população de Santa Bárbara d' Oeste", informou o diretor do Grupo Criar.

A empresa ganhou o processo licitatório da Prefeitura e começou a operar em 1º de setembro, no lugar da Guarda Mirim. O estacionamento rotativo funciona de segunda - feira a sexta-feira no horário compreendido das 9h às 17 horas e aos sábados das 9h às 13h. A tarifa por uma hora é de R$ 1,00 e por duas horas, tempo máximo de permanência, R$ 2,00. De acordo com Soares, não houve queda no número de usuários. "Desde o início de nossa administração notamos que a rotatividade das vagas aumentou, melhorando o estacionamento na área central para aqueles que realmente procuram o comércio. O respeito pelo uso do espaço público está também revigorado e a quantidade de estacionamentos tem aumentado, embora o número de AI (Avisos de Irregularidade) está mais ou menos constante".

As multas aplicadas também não são expressivas na visão do diretor. "As multas aplicadas pelos Guardas Municipais não passam de cerca de 10 por dia, número muito baixo diante da quantidade dos estacionamentos por dia. Enfim, estamos muito satisfeitos com o sistema durante este primeiro mês e meio de uso".

Com a implantação, comerciantes precisaram se adaptar, como com a vaga rotativa e horário de carga e descarga, que só pode ocorrer de segunda à sexta-feira, entre 6h e 9h e das 18h às 22h. Nos sábados a regra segue entre 6h e 9h e das 13h às 18h.

O decreto também proíbe o tráfego de veículos de carga que contam com peso bruto total de 3,5 toneladas entre 9h e 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h. Essas foram algumas das reclamações.

"O Sistema e-ZAZ, implantado na cidade de Santa Bárbara d' Oeste, é uma metodologia que trouxe inúmeras novidades para a população do município e administração pública. Como toda novidade há um tempo para a adaptação. Estamos junto com a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) analisando todas as sugestões e reclamações recebidas neste período e as modificações no sistema de estacionamento rotativo serão amplamente informadas à população", comentou Soares.

O tamanho das vagas também chamou a atenção, pois alguns veículos de grande porte, como caminhonetes não cabem nas delimitações. "As vagas de Santa Bárbara d' Oeste foram demarcadas para organizar e orientar o estacionamento rotativo. As vagas possuem tamanho médio de 5,07 m. Isso significa que possuímos vagas de 4,1 m até 7,0 m. A explicação pela variação dos tamanhos está relacionada ao estudo de aproveitamento máximo da ocupação de estacionamento rotativo. Por exemplo, entre duas vagas de garagem e próximo aos recuos da esquina.

Fonte: Jornal Diário de Santa Bárbara