02/09/2011 - População conhece na prática o novo sistema de Zona Azul






O novo serviço de Zona Azul de Santa Bárbara d´Oeste começou a operar ontem. A população está se adaptando ao sistema implantado pelo Grupo Criar, vencedor do processo licitatório, e esclarecendo suas dúvidas com os monitores que atuam estacionamento da área central da cidade.

Nesta primeira semana a aquisição é somente por dois dos três métodos, adquirindo um cartão "raspadinha", com os monitores, sendo que nele o cidadão indicará o mês, dia, hora, minuto - raspando no local conveniente a placa do veículo estacionado e, por meio do ticket eletrônico de estacionamento, emitido na hora pelos monitores que possuem tablet e pequenas impressoras Bluetooth.

De acordo com o diretor do Grupo Criar, Sérgio Soares, o sistema eletrônico de créditos, similar ao dos telefones celulares pré-pagos será implantado a partir da próxima segunda-feira.

"Essa é uma semana de adaptação ao novo sistema. Durante a manhã, a maioria dos usuários optou pelo talão raspadinha. Além disso, o monitoramento já é realizado. A primeira avaliação é positiva", informou.

Soares explicou que a questão de recuo nas esquinas e algumas áreas de estacionamento são verificadas. A previsão era que na madrugada desta sexta-feira fosse concluída a etapa da pintura da faixa amarela e em seguida o serviço será concentrado na pintura de solo das faixas destinadas aos pedestres.

O estacionamento rotativo funciona de segunda-feira a sexta-feira no horário compreendido das 9 horas às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. A tarifa por uma hora é de R$ 1,00 (um real) e por duas horas, tempo máximo de permanência, R$ 2,00 (dois reais).

Os agentes de Trânsito da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) são responsáveis pela fiscalização e pela emissão do auto de infração como, por exemplo, nos casos em que não for constatado o estacionamento regular (com o uso dos cartões ou tickets eletrônicos) ou naqueles em que o veículo exceder o tempo máximo de permanência de duas horas.

Além da fiscalização relacionada ao uso da Zona Azul, a Guarda Civil Municipal também fiscaliza o trânsito de veículos pesados e estacionamento para carga e descarga, ações regulamentadas pelo Decreto nº 5099. As multas por enquanto não são aplicadas, devido ao período de adaptação que deve durar inicialmente 15 dias. A moradora Dulce Gusmão fez uso ontem da zona azul, mas ainda fez uso do método convencional.

"Eu comprei o cartão para colocar no carro. Acho que é uma questão de adaptação e espero que seja para o bem. Por enquanto tudo é novo, principalmente a demarcação das vagas", afirmou a dona de casa.

A dona de casa, Roseli Moraes da Silva, adquiriu com um dos 20 monitores, o ticket eletrônico. "Espero que a situação melhore. Antes tínhamos um monte de guardinhas e não achávamos ninguém para comprar o cartão", relatou.

A aposentada Iraídes de Barros é de Americana e aprovou o talão raspadinha. "É uma boa ideia a raspadinha e deveriam implantar também na Zona Azul de Americana", comentou.

Os talões do antigo sistema poderão ser trocados a partir do dia 12 de setembro, por novos talões, na Central de Operações da Zona Azul Eletrônica, situada na rua Dona Margarida, 589, sala 05, das 10h às 16 horas.

Na oportunidade, o cidadão também receberá informações sobre os novos métodos de estacionamento rotativo. Os talões antigos podem ser utilizados até o dia 10 deste mês.

O novo sistema tem o objetivo de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento no centro da cidade para fomentar o comércio.

Fonte: Jornal Notícia Já