01/09/2011 - Motorista poderá encontrar vaga por meio de telefone

Zona azul custará R$ 1 pela hora de estacionamento rotativo

Novo sistema foi apresentado durante uma coletiva de imprensa na tarde de ontem, em SB

A empresa Criar Prestadora de Serviços de Internet apresentou ontem o novo sistema de administração da Zona Azul de Santa Bárbara d'Oeste. Entre as principais novidades está a possibilidade de o motorista encontrar uma vaga para estacionar por telefone. Ela começa a atuar amanhã, cobrando R$ 1 pela hora de estacionamento rotativo.

Os usuários poderão pagar pelo uso das 800 vagas na região central de três formas: cartão de papel tipo raspadinha, ticket individual e cartão eletrônico. Com a última modalidade, o proprietário "recarrega" seus créditos como um aparelho de celular pré-pago.

Isso será feito por meio de uma central telefônica, a mesma que vai orientar os motoristas sobre o melhor lugar para deixar o carro. A Criar venceu o processo licitatório para a exploração do serviço e tem contrato de cinco anos com a Prefeitura.

De acordo com o diretor da empresa, Sérgio Soares, toda a administração da Zona Azul será feita on-line. Os 20 monitores contratados vão trabalhar com tablets e impressoras bluetooh para imprimir vales e notificar a Guarda Municipal sobre veículos estacionados irregularmente. "O motorista desce do carro, compra o ticket e não precisa colocar no painel. O próprio monitor insere a aquisição no sistema pelo tablet. Da mesma forma, se o funcionário constata algo irregular, ele aciona a GM também pela internet", disse.

A Guarda também recebeu tablets e impressoras, além de duas motos para executar a fiscalização. Um sistema de monitoramento da ocupação das vagas e do fluxo de caixa do estacionamento foi instalado na sede da corporação.

"O município tem interesse que o sistema dê certo e a fiscalização é importante para dar credibilidade a ele. Pretendemos manter dois guardas municipais na área central, mas como eles vão receber equipamentos para serem avisados sobre irregularidades eles farão a segurança do comércio e só vão se deslocar quando acionados", afirmou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Eliel Miranda.

Fonte: Portal Jornal O Liberal